News Abril - 2011

A marca de uma empresa reflete não somente um desenho ou um conjunto de cores. Ela reflete todo um conjunto de valores e ideais de uma organização, devendo ser tão viva e dinâmica quanto a própria entidade que representa.

Dia desses um amigo (desses que podemos chamar de irmão) pediu uma opinião sobre sua marca. Ele disse que estava renovando seu site e achava sua marca um pouco “antiga”... Desenhada por um sobrinho ou na gráfica de um amigo, mas com muito valor sentimental e bastante conhecida. O que dizer?


Para o consumidor, a marca é um meio rápido e fácil de reconhecer uma categoria de produtos e serviços. Uma marca bem resolvida transmite valores intangíveis como dinamismo, qualidade, praticidade e compromisso à empresa. Então, com tantos significados e valores, seria correto mudar seu logotipo? Novos hábitos são incorporados em nossa cultura e não é diferente nas organizações. Assim como você e eu mudamos nossa maneira de vestir, de se comportar, e até de falar, uma empresa é como um ser vivo: ela evolui e se transforma.

Não é bom manter um logotipo estagnado enquanto a empresa se desenvolve, cresce e se atualiza no mercado. O mundo evolui e as pessoas vão aceitando as mudanças, que muitas vezes são para melhor. À medida que novas tecnologias surgem, as empresas precisam se moldar, para não perderem seu espaço. O importante é não perder de vista a essência: os valores, a missão e a visão. Por isso, são feitas atualizações na marca.

Veja algumas empresas renomadas e suas marcas ao decorrer do tempo:
 
Mas não é preciso alterar o logotipo toda a vez que a instituição passa por alguma inovação. Verifique se a marca reflete sua cultura e se está comunicando corretamente seus valores.
Existem marcas que não mudam a anos, mas note que a comunicação em si muda, por que as pessoas mudam. Veja o exemplo da Coca-Cola, mudanças sutis, quase imperceptíveis no sinal gráfico, mas em constante evolução na linguagem da comunicação de seus produtos.

Não se esqueça: Mudar sem perder a essência é bom e faz parte da vida.

Luiz Carlos Santos
Designer, Diretor de Criação Z3 Design. Presidente da APPBauru e corinthiano (graças a Deus!)

Nenhum comentário: