Essa semana falamos no blog da Cardz sobre a campanha de uma empresa de apostas para divulgar sua marca através de QR Codes impressos no biquíni de jogadoras de vôlei de praia na Inglaterra. A publicidade foi um exemplo de inovação dentro do mundo do marketing esportivo, onde muitos se limitam a patrocínios de uniformes e atletas. A provocação e a imprevisibilidade são ingredientes que, se presentes de maneira adequada, garantem sucesso absoluto na divulgação de uma marca ou produto. Confira aqui mais exemplos de marketing inovador:
*O Vasco e o SBT: Eurico Miranda, presidente do Vasco, estampou o logotipo do SBT no uniforme de seu time, no final da Copa João Havelange em 2000. A atitude foi uma clara represália à Globo, que investiu R$80 milhões no campeonato e na final foi obrigada a abusar de ângulos abertos. Já o SBT não pagou absolutamente nada pelo patrocínio.
* Burguer King e Getafe: Em 2009, o Getafe, clube da primeira divisão espanhola, obteve o patrocínio da rede do Burguer King. Além do convencional logo estampado na frente da camiseta, a empresa de fast food patrocinou também a parte interna do uniforme dos jogadores, que ao comemorarem o gol levantando a camisa, mostrariam o rosto do mascote do “lanche do rei”.
*Heineken na Champions League: No dia da partida entre Milan e Real Madrid pela Champions 2009/2010, as respectivas namoradas e chefes de fanáticos torcedores milanistas pregaram uma pegadinha com eles. Numa estratégia da cerveja Heineken, em parceria com o jornal Gazetta Dello Sport, os “amigos” fizeram com que os torcedores fossem a um concerto de música clássica no mesmo horário da partida. Após alguns minutos de apresentação e tédio total dos presentes, um telão com dizeres bem humorados levou a transmissão ao vivo da partida. Veja o vídeo da campanha:
Une excellente opération marketting pour la marque Heineken Vidéo pacifique84800 sélectionnée dans Sport
*Topper e Rugby do Brasil: Com um tom imprevisível, a campanha da Topper para promover o Rugby no Brasil tem surtido um efeito positivo. Com humor, sarcasmo e principalmente a falta de conhecimento do público pelo esporte, a Topper mostrou em sua campanha publicitária o anonimato dos atletas brasileiros e o desinteresse da imprensa pelo esporte. Depois, para incentivar os times do Brasil, apresentaram os fracos resultados da seleção brasileira frente às equipes sul-americanas, inovando no conceito de que a propaganda deve ser sempre positiva frente a sua marca. Veja os vídeos da campanha para a televisão:
E vocês, o que acham dessas e de outras campanhas e ações inovadoras que marcaram o esporte?
Nenhum comentário:
Postar um comentário