Em 1985, um dos maiores fracassos de planejamento da Coca-Cola ficou mundialmente conhecido como "New Coke". O refrigerante tradicional sofreu alterações em sua fórmula com o objetivo de superar sua concorrente em vendas, já que a promoção “Desafio Pepsi” ameaçava a preferência dos jovens por Coca-Cola. Na época, a Pepsi criou um "teste cego" que apontava a preferência dos jovens pelo refrigerante, em comparação à Coca-Cola.
Sentindo-se ameaçada, a Coca-Cola rapidamente foi às ruas para pesquisar onde estava a chave da preferência. A empresa então obteve o resultado de uma pesquisa com cerca de 200 mil americanos que preferiam a bebida mais adocicada, o que resultou na alteração de sua fórmula original.
Com sabor mais doce, a Coca lançou a "New Coke", substituindo a bebida original. Sem a Coca tradicional no mercado, os antigos fãs da bebida se uniram em protestos que obrigaram a empresa a retornar o produto antigo às prateleiras, o que veio sob a marca "Classic Coke".
Confira abaixo o comercial que a Pepsi criou utilizando o fracassado episódio de sua rival:
Veja aqui no portal da Revista Exame mais propagandas provocativas entre as duas marcas.
Fonte: Cris Simon, de Revista Exame
Nenhum comentário:
Postar um comentário