NEWS março - 2011
















Nike, Apple, Harley Davidson, Ferrari e até meu querido Corinthians são exemplos de Lovemarks. Elas são marcas que transcendem seus produtos e suas empresas.

São marcas que possuem uma notória capacidade de estarem “tatuadas” nos seus consumidores, que quando chegam nesse ponto, deixam de serem consumidores para tornarem-se fãs. Imunes a concorrências predatórias e outras movimentações típicas do mercado, elas ganham uma vantagem competitiva enorme sobre suas concorrentes. E sua empresa, pode ser uma dessas? Veja algumas dicas para ajudá-lo a construir uma lovemark:

– envolva com emoção, as marcas têm que ser amadas e não simplesmente respeitadas, como ocorria no passado. Procure a paixão para atrair os consumidores, investindo em uma comunicação com grande apelo emocional. A diferença entre os dois é que o racional leva a conclusões e o emocional leva a ações.

Namore – Já passamos pela era da informação e do conhecimento. Estamos inundados em informações, e todos têm conhecimento para aplicar. Já passamos também pelo marketing da atenção, onde as pessoas eram interrompidas. Agora chegamos à economia das atrações. Temos de atrair o consumidor como se fosse uma mulher. O cliente tem de ser encantado, ele precisa ser conquistado. Temos de passar da reação para a interação.

Interaja – Toda a mídia será interativa, sob pena de desaparecer. Esta na hora de mudar o foco da comunicação de “um para muitos” para “muitos para um”. Escute seu cliente, de atenção ao que ele deseja realmente. Permita que ele se sinta parte do negócio.

Conte uma história – Acrescente mistério, sensualidade e intimidade à sua marca e será possível construir lovemarks. Histórias fantásticas, cheias de mistério, não têm preço. Um bom exemplo são as motos Harley Davidson.

Acelere – Para ter sucesso nos negócios, é importante ter foco, se reinventar, executar, entregar-se e ter responsabilidade. Mas também é essencial ter rapidez. Fale rápido, aprenda rápido e conserte rápido.

Seja sustentável – Transforme o mundo num lugar melhor para todos. O capitalismo da inclusão é o futuro do planeta, porque juntos poderemos fazer um mundo melhor. Faça a diferença! Um bom exemplo disso no Brasil é a Natura.

O caminho para fazer de sua marca uma lovemark é árduo e demorado, mas compensa e precisa começar algum dia. Que tal agora?

Luiz Carlos Santos
Designer, Diretor de Criação z3design, Presidente da APPBauru e corinthiano (graças a deus!)

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