NEWS fevereiro/2011

















Que características fazem de você uma empresa realmente singular em um mercado tão plural? Em um ambiente competitivo, ser igual aos outros é muito perigoso.

O Princípio de Gause da Exclusão Competitiva afirma que duas espécies que conseguem seu sustento de maneira idêntica não podem coexistir.

No mundo empresarial, não é diferente. A busca por singularidade povoa o pensamento de empresários e outros atores do universo da gestão empresarial. Os empresários mostram para nós do marketing, seus diferenciais de mercado. Contudo, na maior parte das vezes os tais “diferenciais” ou não são nem um pouco relevantes para o perfil de clientes que a empresa atende, ou simplesmente não são diferentes do que os concorrentes também já fazem.

Uma vez um profissional de Odontologia disse que seu diferencial é que na sua clínica tem suas funcionárias trabalhando todas uniformizadas, com cores diferentes daquele branco tradicional usado por dentistas e profissionais de outros consultórios. Outro exemplo, o proprietário de uma loja afirmou que o diferencial de sua empresa era atender bem os clientes. Casos assim são mais comuns do que se possa imaginar. É até interessante estar em um consultório onde as cores fogem do branco, mas isso não torna o uniforme diferencial competitivo. Da mesma maneira que atender bem os clientes não é diferença. Aliás, no mundo atual, atender bem deveria ser pré-requisito.

Que diferenciais você possui em relação aos seus concorrentes? O que os consumidores só encontram em você ou na sua marca?


Como nem sempre é fácil responder essas perguntas, você pode observar certos sintomas mercadológicos que lhe permitem identificar se sua marca tem feito diferença na vida de seus clientes. Seu setor vive uma guerra de preços? Se tiver que escolher entre sua empresa ou um concorrente, o cliente escolhe quem apresenta preço menor? Se as respostas forem afirmativas, você até pode conseguir ter preços menores que os demais, mas é bem provável que esse seja o único motivo que esteja levando as pessoas a comprarem de você. Se a preferência se baseia apenas em preço, caso os outros apresentem preços menores, você será preterido.

Em um cenário tão competitivo, onde a tecnologia é similar, a qualidade dos produtos é similar, os processos são similares, tudo fica parecendo à mesma coisa. Se você não for diferente, não fizer diferença de verdade, as pessoas continuarão usando o preço como critério de desempate entre você e seus concorrentes.

Nenhum comentário: