Volkswagen: Em português, a marca significa "carro do povo" e era esse o objetivo da montadora alemã, nos anos 30, fazer carros simples, que a classe trabalhadora pudesse pagar.
Vodafone: O nome da empresa de comunicações fundada em Londres nos anos 80 vem da abreviação das palavras "voice" (voz), "data" e "telefone".
Virgin Records: Um amigo comentou com o fundador da marca, Richard Branson, que eles eram "complete virgins at business", ou seja, completamente virgens para os negócios.
Starbucks: O nome veio de uma das personagens do livro Moby Dick, Starbuck, comandante do capitão Ahab. A primeira ideia era que o nome fosse Pequod, o barco presente no romance, mas o nome foi vetado por um dos sócios e, através de brainstorm, surgiu o nome Starbucks.
Sony: O nome vem do latim "sonus", que em português significa "som". O nome foi adaptado para poder ser pronunciado em vários idiomas.
Reebok: O nome vem da palavra africana "rhebok", que em português significa "antílope", animal extremamente rápido das savanas.
Pepsi: Estranhamente, a marca surgiu a partir do nome da enzima digestiva "pepsina", que desdobra as proteínas em péptidos mais simples.
Nabisco: O nome atual é uma abreviação do primeiro nome "National Biscuit Company" (Companhia Nacional de Biscoitos).
Ebay: Originalmente parte do Echo Bay Tchnology Group, o domínio online para Echobay.com já estava registrado. Foi aí que mudaram para apenas Ebay.
Coca-Cola: O nome veio por causa dos primeiros sabores usados na formulação original: folhas de coca e nozes de cola.
3M: Originalmente um conglomerado multinacional chamado Minnesota Mining and Manufacturing Company, a marca abreviou e usou apenas os 3 "emes" do nome anterior. É interessante também o detalhe do logo: o 3 "grudado" ao M denuncia o foco de negócios da marca, que é adesivos.
Haagen-Daz: A marca nova-iorquina inventou uma palavra que parecesse européia, mais especificamente de origem germânica, para aumentar a credibilidade dos seus produtos aos olhos americanos.
Apple: A lenda conta que Steve Jobs frequentava muito uma fazenda e que provavelmente trabalhava em uma plantação de maçãs, o que acabou influenciando a pensar no nome Apple. Já o logo faz referência à passagem bíblica, ao fruto do conhecimento e a ousadia de quebrar as regras e mordê-lo, representando luxúria, anarquia e esperança, valores muito apropriados quando se fala de Apple.
Nota: Algumas fontes afirmam que o nome Apple é uma homenagem ao cientista Alan Turing, grande matemático e "pai dos computadores", que morreu ao morder uma maçã mergulhada em cianureto de potássio, após passar por uma espécie de tratamento contra homossexualidade e entrar em depressão. A maçã seria uma homenagem a Turning e representaria superação, o "think different" e liberdade de expressão.
Ferrari: O nome vem do sobrenome do fundador, o italiano Enzo Ferrari.
Fiat: Fiat é uma abreviação do nome italiano Fabbrica Italiana Automobili Torino. Em português, "fábrica italiana de automóveis de Torino".
Nike: A empresa americana pegou emprestado o nome da deusa grega da Vitória, Nike.
Fonte: ChocolaDesign
Nenhum comentário:
Postar um comentário