História das marcas

Conhecemos marcas famosas e achamos que suas marcas soam tão naturais, que parecem que sempre existiram. Mas criar uma marca pode ser muito trabalhoso. Estudos, brainstorm, horas de conversas para surgirem nomes interessante. Vamos mostrar aqui no blog, com os créditos para o blog ChocolaDesign, a história de algumas marcas. Confira:

Volkswagen: Em português, a marca significa "carro do povo" e era esse o objetivo da montadora alemã, nos anos 30, fazer carros simples, que a classe trabalhadora pudesse pagar.


Vodafone: O nome da empresa de comunicações fundada em Londres nos anos 80 vem da abreviação das palavras "voice" (voz), "data" e "telefone".


Virgin Records: Um amigo comentou com o fundador da marca, Richard Branson, que eles eram "complete virgins at business", ou seja, completamente virgens para os negócios.


Starbucks: O nome veio de uma das personagens do livro Moby Dick, Starbuck, comandante do capitão Ahab. A primeira ideia era que o nome fosse Pequod, o barco presente no romance, mas o nome foi vetado por um dos sócios e, através de brainstorm, surgiu o nome Starbucks.


Sony: O nome vem do latim "sonus", que em português significa "som". O nome foi adaptado para poder ser pronunciado em vários idiomas.


Reebok: O nome vem da palavra africana "rhebok", que em português significa "antílope", animal extremamente rápido das savanas. 


Pepsi: Estranhamente, a marca surgiu a partir do nome da enzima digestiva "pepsina", que desdobra as proteínas em péptidos mais simples.


Nabisco: O nome atual é uma abreviação do primeiro nome "National Biscuit Company" (Companhia Nacional de Biscoitos). 



Ebay: Originalmente parte do Echo Bay Tchnology Group, o domínio online para Echobay.com já estava registrado. Foi aí que mudaram para apenas Ebay.



Coca-Cola: O nome veio por causa dos primeiros sabores usados na formulação original: folhas de coca e nozes de cola.


3M: Originalmente um conglomerado multinacional chamado Minnesota Mining and Manufacturing Company, a marca abreviou e usou apenas os 3 "emes" do nome anterior. É interessante também o detalhe do logo: o 3 "grudado" ao M denuncia o foco de negócios da marca, que é adesivos.


Haagen-Daz: A marca nova-iorquina inventou uma palavra que parecesse européia, mais especificamente de origem germânica, para aumentar a credibilidade dos seus produtos aos olhos americanos.


Apple: A lenda conta que Steve Jobs frequentava muito uma fazenda e que provavelmente trabalhava em uma plantação de maçãs, o que acabou influenciando a pensar no nome Apple. Já o logo faz referência à passagem bíblica, ao fruto do conhecimento e a ousadia de quebrar as regras e mordê-lo, representando luxúria, anarquia e esperança, valores muito apropriados quando se fala de Apple. 
Nota: Algumas fontes afirmam que o nome Apple é uma homenagem ao cientista Alan Turing, grande matemático e "pai dos computadores", que morreu ao morder uma maçã mergulhada em cianureto de potássio, após passar por uma espécie de tratamento contra homossexualidade e entrar em depressão. A maçã seria uma homenagem a Turning e representaria superação, o "think different" e liberdade de expressão. 


Ferrari: O nome vem do sobrenome do fundador, o italiano Enzo Ferrari. 


Fiat: Fiat é uma abreviação do nome italiano Fabbrica Italiana Automobili Torino. Em português, "fábrica italiana de automóveis de Torino". 



Nike: A empresa americana pegou emprestado o nome da deusa grega da Vitória, Nike.


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