O requisito básico para ser uma modelo ou atriz de sucesso é a beleza, certo? Nem sempre.
Muitas modelos e atrizes famosas provavelmente seriam banidas do hall da fama se abrissem mão de uma arma poderosa da tecnologia: o Photoshop. São imperfeições muitas vezes grotescas corrigidas que transformam pessoas simplesmente normais em deuses. Este foi só um exemplo pra ilustrar outra área da mídia que teria muito a perder, caso o programazinho editor de fotos fosse extinto hoje mesmo: a propaganda.
Já imaginou colocar fotos e mais fotos para ilustrar banners, posteres, revistas e outdoors sem nenhuma maquiagem ou alteração, assim como foram tiradas? Dá uma olhada nessas fotos de como seriam propagandas feitas na época que nosso amigo photoshop ainda nem sonhava em existir:
É claro que nesses casos nem foi usada a fotografia. Assim, sem foto não há o que maquiar. Mas e se houvesse fotografia no anúncio, mas optássemos por não fazer uso do photoshop? A Havaianas tentou. A marca de chinelos mais famosa do Brasil (e do mundo também?) fez um anúncio totalmente artesanal, desde a criação dos elementos decorativos até à fotografia.
Neste vídeo é feito o making off de todo o projeto, desde a carpintaria até a página impressa nas revistas. Os criadores, da AlmapBBDO mandaram muito bem ao tentar um efeito contrário da imagem da marca aos clientes. Eles aproveitaram o destaque que lhes seria dado pela não utilização do Photoshop no retoque das fotos da campanha publicitária, chamando mais atenção do que se tivessem feito fotos comuns e depois melhorarem no programa editor.
Muito interessante, não achou?
Nenhum comentário:
Postar um comentário